The Heart of Betrayal - Crônicas de Amor e Ódio, volume II by Mary E. Pearson


"Princesa, este é o meu reino, não o seu, e tenho maneiras de fazer você falar."

Agora, acompanhamos a Primeira Filha da Casa Real de Morrighan aprisionada nas mãos do terrível Komizar, líder do reino bárbaro de Venda, contando apenas com Kaden e Rafe para mantê-la em segurança nessa terra estranha. Enquanto isso, as linhas de amor e ódio vão se definindo.
Todos mentiram. Rafe, Kaden e Lia esconderam segredos, mas a bondade ainda habita o coração até dos personagens mais sombrios. E os vendanos, que ela sempre pensou serem selvagens, desconstroem os preconceitos da princesa. Lutando com sua alta educação, seu dom e a percepção sobre si mesma, Lia precisa fazer escolhas poderosas que vão afetar profundamente a sua família... e também o seu próprio destino.

Não é segredo que sou apaixonada por essa história!  Então, quando li algumas resenhas sobre o segundo livro, fiquei apreensiva de que a autora não conseguiria o mesmo brilhantismo do primeiro livro mas, ela conseguiu muito mais! #ThanksGod!!!

Lembrando que, como foi da opinião de muitos que a autora não foi muito bem no segundo volume, é de minha opinião que ela foi maravilhosa!
"As lágrimas dela cavalgam com o vento.

A mim ela chama,
E tudo que posso fazer é sussurrar:
Você é forte,
Mais forte que sua dor,
Mais forte que seu pesar,
Mais forte do que eles.
- Os Últimos Testemunhos de Gaudrel -"
A história começa de onde The Kiss of Deception (⇆ leia a resenha) parou, com Lia e Rafe entrando no Reino de Venda e sendo apresentados ao Komizar, sendo o único objetivo de ambos, permanecerem vivos até a chegada dos reforços que Rafe diz estar a caminho.

A ação não é imediata, a autora usou do mesmo artifício que no primeiro livro; assim como conhecemos as pessoas e a cidade de Terravin primeiro e a nova Lia, em The Heart of Betrayal conhecemos através dos olhos dela os bárbaros que viviam naquele reino, que na verdade, não eram bárbaros mas, pessoas que tem como único objetivo a sobrevivência diária e como garantia, a violência.



Confesso que quando iniciei a leitura, queria que a Lia já chegasse soltando o kamehameha na geral, cortando todo mundo na espada - sim eu estava sanguinária - mas a autora não pensava do mesmo jeito que eu - é a vida né? -  ao invés disso, ela foi construindo uma Lia mais forte usando sua inteligência como principal arma, aqui a Lia está mais aberta para o dom e o seu uso, e mais princesa que nunca! Se no primeiro livro ela rejeita a nobreza, nesse ela a abraça - no início forçadamente, mas ela vê nisso uma oportunidade - sendo muito mais que uma princesa prisioneira de outro reino. Sendo a salvadora!
"Era como se ela pudesse ler meus pensamentos. Por que eu?

Ela abriu um sorriso. 'Tinha que ser alguém. Por que não você?'
'Por cem motivos. Por mil motivos.'
'As regras da razão constroem torres que vão além das copas das árvores. As regras da confiança constroem torres que alcançam além das estrelas.' "
Outro ponto que amei no livro, foi a forma como a autora lidou com o romance que começa no 1º livro, é nítido que o ponto principal da história é o crescimento da Lia e as descobertas e segredos que ela vai fazendo ao longo da história, o romance está ali, nas poucas interações, nos momentos roubados mas está em segundo plano. 
E mesmo estando em segundo plano, os diálogos (e principalmente as atitudes de Rafe em relação a Lia) são sempre excelentes, é lindo ver a autora escrevendo diálogos onde Rafe é consciente da força de vontade e inteligencia de Lia e respeita isso, é sério gente, é maravilhoso ler isso.
" 'E se você não tivesse encontrado a princesa Arabella de maneira alguma? E se tivesse encontrado apenas a mim, uma criada de taverna chamada Lia?'

'Então eu não estaria aqui agora. Estaria em Terravin, beijando a moça mais enfurecedora em quem já pus os olhos, e nem mesmo dois reinos poderiam fazer com que eu me separasse dela.' (...). 'Mas o fato é que eu vim por você, Lia, não importando quem você seja, e não me importo com que erros eu tenha cometido ou você tenha cometido. Eu cometeria todos e cada um deles de novo, se esse fosse o único jeito de ficar com você.' "


É maravilhoso perceber que o foco está completamente na personagem feminina e não na masculina (ou o quanto ele é lindo, rico, poderoso, inteligente e gostoso.) ou em quantas opções de "mocinho" a protagonista tem para escolher.

Então, mesmo que você não goste dos livros ou não tenha ficado muito empolgada com a Lia, eu peço encarecidamente que você continue a ler essa história, pelo simples e único motivo de ser a mulher a heroína, a salvadora, a que mesmo estando perdidamente apaixonada, luta por suas ideias, mantém seu direito e dá voz e quer que sua opinião seja respeitada!

Bem, eu falei no início sobre o ritmo que a autora impõe a obra, e esse é outro aspecto que eu gostei, porque começa com o único propósito de se viver mais um dia e então a leitura vai intensificando, vai acelerando, acelerando e quando percebemos já estamos arrancando os cabelos e não conseguindo ler rápido o suficiente para descobrir o que acontece no próximo parágrafo e quando chegamos ao fim, não temos tempo para recuperar o fôlego porque já queremos ler o terceiro livro.
"Traída pelos seus,

Espancada e desprezada,
Ela haverá de expor os perversos,
Pois o Dragão de muitas faces
Não conhece limite algum.
- Canção de Venda - "
Como descobrimos no primeiro livro a Lia está destinada a grandes coisas, e é em Venda que ela vai percebendo isso, é naquele povo que antes ela achava selvagem, mas, que começa a nutrir um carinho e se preocupar com eles, é usar o Kavah como uma forma de poder e de aviso para aqueles que a tanto tempo esperava que a salvação estava finalmente ali.

Assim, preparem os corações porque ainda tem muitas descobertas a serem feitas nesse livro, tem novos personagens, perdas doloridas e um gancho para um final que promete nada menos do que perfeição - porque eu acredito que a autora irá concluir essa história magnificamente! 

Se já leram o livro deixe nos comentários sua opinião, se está em busca de uma boa fantasia onde o poder feminino é exaltado com personagens e cenários bem construídos fica essa dica maravilhosa para você!

Espero que tenham gostado e até a próxima!
BeijO!!

15 comentários

  1. Oie Gaby.
    Eu não gostei do primeiro livro e não tenho certeza se vou ler a segunda obra. Pela sua resenha percebo que achamos o livro anterior bem diferente por isso, mesmo com a ótima resenha fico em dúvida do que esperar da obra.
    Beijos.
    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo é difícil dar seguimento a uma trilogia ou série se a gente não gostou do primeiro hahaha, e obrigada!

      Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. Gaby!!! Confesso que só li o começo, ainda não comecei essa série e tive medo de spoiler hehehehe
    Mas deu pra sentir que tu gostou :) eu tb já vi resenhas não favoráveis, mas quero ler e tirar minhas próprias conclusões :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, de boaaa! Eu tentei ao máximo não dar spoliers! kkkkkkk e sim eu amei esses livros! <3

      Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?? Sempre ouço opiniões contraditórias a essa série. Mais acho a capas tão lindas que leria apenas por elas. Adoro quando continuações trazem um algo a mais, novos personagens, algo que complementa o que já foi dito no primeiro livro e encaminha para um final maravilhoso.
    Fiquei bem curiosa para ler <3
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, tudo sim!!!
      Concordo com você sobre as capas, são maravilhosas! Eu acredito que você irá gostar (kkkkkkk) estou na torcida!

      Obrigada pela visita =D

      Excluir
  4. Olá! Infelismente, não tive a mesma experiência positiva que você. Mesmo não tendo gostado do livro, concordo bastante com a sua resenha, achei bem legal a autora ter focado na protagonista, mas ao mesmo tempo, achei que faltou desenvolver melhor os outros personagens, porque não me importei com nenhum deles, nem mesmo com o
    Rafe. Gosto bastante do Kaden e acho que a autora não o aproveitou bem. Esperava que ela deixasse o "triângulo" de lado e o transformasse num amigo, um aliado forte de Lia, sem pretensões românticas. Fora a enrolação, que tem 300 páginas sem acontecer praticamente nada no livro. Enfim, fico feliz que o livro tenha funcionado para você, ainda prefiro o primeiro. A resenha está ótima e muito divertida, como sempre. Beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, obrigada!!
      Quando li não percebi esse foco no triângulo porque a Lia sempre deixa claro - ao menos para o leitor - de quem ela realmente gosta! Mas eu te compreendo, as vezes esperamos muito de um livro e não é aquilo que queríamos!

      Obrigada pela visita =D

      Excluir
  5. Gaby, vou falar que amei sua resenha que como sempre está rica e completa na hora de falar da história e a melhor parte da sua experiência, nesse caso positiva, da leitura. Porque? Mesmo com ela não consigo me animar com essa história =/ Não sei si é por ser outro triangulo amoroso ou pelo fato da trilogia esta ganhando continuação com contos e outras coisas. Mas obrigada por compartilhar suas impressões de forma tão linda Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Elis, obrigada!
      Eu acredito que a autora não dá um foco tão grande e pesado no triângulo, mas espero que um dia você se interesse pela história e possa lê-la!

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  6. Olá!!!Ainda não li essa série mas estou animadíssima para conhecer. Li muitas opiniões divergentes, uns gostam outros nem tanto, mas quero ler para tirar minhas próprias conclusões. Adorei a resenha, acho muito bacana quando o autor sabe construir a personagem e seu amadurecimento ao longo da trama. Me despertou ainda mais interesse para iniciar a leitura desses livros.

    Ótima resenha!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee,
      Leiaaa siiiimmmm!!! kkkkkkk estou na torcida para que você goste também! E obrigada!

      Obrigada pela visita =D

      Excluir
  7. Olá!
    Estou esperando essa trilogia ser completada para ler, mas já me animei com a sua resenha. Prefiro personagens que são mais profundos e , parece, que a autora conseguiu isso. Melhor ainda se for uma personagem femomofe forte.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, obrigada!
      A Lia é maravilhosa, amo ela! kkkkkk ficarei ansiosa a espera da sua opinião sobre ele <3

      Obrigada pela visita ^^

      Excluir