The Beauty of Darkness - Crônicas de Amor e Ódio, volume III by Mary E. Pearson


"Você é forte. Mais forte do que sua dor. Do que seu pesar. Do que eles."

Em The Beauty of Darkness, Lia sobreviveu a Venda, mas não foi a única. Um grande mal pretende destruir o reino de Morrighan. E somente ela pode impedi-lo. Com a guerra no horizonte, Lia não tem escolha a não ser assumir seu papel de Primeira Filha, como uma verdadeira guerreira - e líder. Enquanto luta para chegar a Morrighan a tempo de salvar seu povo, ela precisa cuidar do seu coração e seus sentimentos conflituosos em relação a Rafe e as suspeitas contra Kaden, que a tem perseguido. Nesta conclusão de tirar o fôlego, os traidores devem ser aniquilados, sacrifícios precisam ser feitos e conflitos que pareciam insolúveis terão que ser superados enquanto o futuro de todos os reinos está por um fio e nas mãos dessa determinada e inigualável mulher.
Heyyy Peoples!

Antes de iniciar a resenha desse livro fantástico - que eu deveria ter feito no começo de março... -  gostaria de explicar o motivo de não ter postado nada no blog, ou no insta esses últimos meses. Estou passando por uma fase trevosa de bloqueio literário e criativo, a famosa ressaca literária. Estou me "forçando" a escrever hoje porque, acredito que se não fizer isso não vou publicar algo por tão cedo. kkkkkkkkkkkkk, então me desculpem pelo "sumiço".

Recado dado, vamos ao livro!!!! \0/


Para quem acompanha as resenhas que posto aqui no blog, sabe que eu sou apaixonada por essa história. Desde o inicio a Lia foi uma grata surpresa para mim, e gosto de falar sobre ela pelo fato de que, até o presente momento é uma das poucas personagens femininas literárias que transmitem uma questão forte sobre empoderamento feminino; e eu amo isso ( se você conhece mais histórias onde a esse empoderamento feminino por favor me indique! ), porque dentre os gêneros de fantasia e distopia que li, só encontrei essa força em poucas personagens - farei uma listinha das personagens femininas que considero mais badass 💙 - assim, fiquei muito feliz pela autora ter mantido essa força na Lia e nas personagens femininas de destaque na narrativa.


Começando de onde o segundo terminou, o terceiro volume mantém uma tensão até o clímax ser atingido, enquanto lia sentia que a história era um balão que já estava cheio de ar - em decorrência dos acontecimentos do segundo livro - e que, a cada capítulo que passava ele ia ficando mais cheio, e o leitor fica com a impressão de que a qualquer momento ele pode estourar. 

Eu gostei de como a autora foi construindo a história desse capítulo decisivo, sabemos que uma guerra está preste a acontecer, e que decisões importantes deveriam ser tomadas pelas personagens principais assim, conforme a história vai se desenvolvendo, vemos as decisões e escolhas deles sendo encaixadas na história, seguindo a linha principal e contribuindo ainda mais para a tensão que pairava no ar. A sensação que fica é que você não consegue ler rápido o suficiente para saber o que vai acontecer nas próximas páginas, mas depois que termina gostaria de ter demorado mais, ter degustado mais da história. kkkkkkkkk o que foi o meu caso.

Tenho que ter muito cuidado ao falar do livro, porque qualquer coisa pode virar um spolier para quem ainda não leu, então quero esclarecer algumas coisas que percebo ser frequente quando se trata dos livros; o primeiro é em relação ao "triângulo amoroso", ao meu ver nunca existiu. Tivemos sim, todo aquele mistério envolta das personagens masculinas mas desde o primeiro livro o casal foi definido, por isso discordo um pouco com a sinopse acima em relação ao sentimento dela para com o Rafe. A segunda questão é sobre o crescimento da Lia, a cada livro é possível ver isso culminar perfeitamente para o final. A Lia finalmente se tornou dona de seu destino, e sem se perder nessa trajetória.
" (...). Algumas cicatrizes demoravam mais a fechar do que outras, e algumas cicatrizes, eu sabia, eram necessárias. Algumas coisas nunca deveriam ser esquecidas."
❌ALERTA POSSÍVEL SPOLIER ❌

Uma coisa que para mim a autora podia ter trabalhado mais foi a batalha final, a forma como ela terminou foi - na minha opinião - muito rápida. O impasse foi logo resolvido, eu senti falta de mais coisas nesse momento, é como se aquele balão que estava preste a estourar, esvaziasse um pouco, fazendo com que o leitor sentisse uma parada abrupta na história, interrompeu um pouco meu ritmo mas nada que estragasse a minha leitura.

Todavia, eu gostei muito da trilogia, a Lia é uma força da natureza maravilhosa e o final que a autora deu para cada um foi muito bom, foi coerente dentro das novas possibilidades que surgiram. Tivemos algumas perdas importantes, que partiram meu coração literário mas, com certeza essa história vale a pena ser lida. Queri escrever mais, contudo em decorrência de poder "vazar informações confidenciais" pararei por aqui, mas posso dizer que a autora não deixou nenhuma ponta solta, foi tudo resolvido.
" (...). 'E como você sabe que as histórias que descobriu são verdadeiras?'
'Eu não sei. E essa é a parte mais difícil. Mas eu sei que existem verdades que foram escondidas de nós, Pauline. Verdades que cada pessoa tem que encontrar nos nossos corações. A verdade é tão livre quanto o ar, e todos nós temos o direito de respirar tão a fundo quanto desejarmos. A verdade não pode ser contida na palma da mão de um único homem.' "
Espero que tenham gostado, e que se ainda não conheceram a Lia peço que dê uma chance a essa personagem forte, destemida, determinada e sensível.

Até a próxima!
BeijOs!!

9 comentários

  1. Oii Gaby.
    Eu amei bastante sua resenha apesar da minha falta de pretensão em ler esse livro. Eu fico feliz que a autora tenha te conquistado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Gaby, espero que melhore logo dessa ressaca literária, recomendo ler algo fofinho e curto.
    Eu não gostei do primeiro livro e até hoje ainda estou me preparando para escrever a resenha dele, muitos dos meus leitores já pediram..rs! Resolvi não continuar a ler os outros livro, já que eles são muito caros para eu ficar comprando.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu sei como é, entrar em uma ressaca literária. Eu entrei em uma e fiquei lá por dois meses, e as vezes você precisa mesmo dar um tempinho, e depois voltar a fazer as coisas por livros leves e gostosos, ou resenhando livros que você ama. Espero que a sua passe logo! Eu estou para começar essa trilogia, e já estou com uma vontade enoorme de ler, mas ainda não tive tempo, espero ter em breve!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  4. Oi Gaby, amei a resenha! Só não li a parte do spoiler porque quero muito conhecer a série e ainda não tive oportunidade de ler XD. Porém já vi muitas resenhas falando sobre a obra e sua protagonista e não vou negar que a sua animação me empolgou demais da conta. Parece ser o tipo de série que nos conquista e nos envolve. Se já queria ler antes agora fiquei ainda mais animada!

    Espero que sua ressaca literária passe de vez <3
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ufaaa, estava preocupada se vc ia falar demais na resenha hahaha Obrigada pelo alerta! Eu ainda vou começar essa série, mas vejo que vou gostar muito!
    E fica tranquila, fases são assim mesmo, mas passam!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, sempre ouço elogios a essa série. Pela maneira descrita, e a forma como a leitura te conquistou e mesmo com o andar da série não ter te decepcionado me deixou bem curiosa para lê-la, sem falar nas capas que são incríveis.
    Beijs

    ResponderExcluir
  7. Que saudade do Rafe :(, rs. Li só o primeiro livro dessa trilogia e antes de ler o segundo esperei lançar o terceiro, para evitar qualquer desespero em esperar o último, rs. Mas lançaram e eu não meio que perdi um pouco a vontade absurda que estava de ler :(. Só que lendo a sua resenha fiquei curiosa e com vontade de ler de novo, rs.
    Eu pulei a parte que você avisou sobre o spoiler, mas quando eu ler o livro, se eu lembrar eu volto para saber o que era que você escreveu, rs.
    Espero que melhore da ressaca :).
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  8. Ressaca literária E bloqueio criativo? Ah, que fase ein :( Mas sei como é, isso é um saco mesmo. Boa sorte, que essa fase não se estenda por muito mais tempo. É uma pena que por hora eu tenha desistido dessa história, porque me decepcionei demais com o segundo livro (muita enrolação pra um final previsível e corrido). :( Enfim, quem sabe um dia eu me sinta disposta a terminar a trilogia, por esse motivo até pulei a parte com spoilers hahaha. Se dependesse de você, eu já estava lendo, porque resenha está incrível, parabéns.

    Beijos,
    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee, sou apaixonada pela capa desse livro, e sou suspeita para ler porque não sou muito fã de fantasia, mas acho que vou comprar a coleção só por causa do mapa kkk, sua resenha está incrivel.

    ResponderExcluir