Estudos Sobre Fogo by Maria V. Snyder


O aprendizado está encerrado. Chegou a hora do teste de verdade.



A noticia de que Yelena é uma Descobridora de Almas capaz de aprisionar e libertar espíritos se alastra como fogo, e muitos ficam apreensivos. Como se suas raras habilidades e um passado condenável já não fossem o bastante para isolá-la, agora o Conselho irá decidir o destino de Yelena. Enquanto isso, ela recebe uma mensagem de alarmar: seu principal inimigo, um feiticeiro que ela havia subjugado, arquiteta uma conspiração contra sua terra natal... por uma questão de honra, Yelena se vê obrigada a tomar o rumo que irá testar seu poder até o limite, porém a lembrança das pessoas que mais ama é o suficiente para encorajá-la. Ao longo de sua jornada, repleta de aliados, inimigos, amores e assassinos, Yelena sabe que não deve confiar em ninguém. Afinal, ela terá apenas uma oportunidade para salvar seu povo e sua terra.

Heyyy peoples!! 
Acredito que não é segredo nenhum aqui nesse estabelecimento, o tanto que estou apaixonada nesses livros. A Yelena e suas aventuras fez meu 2018 literário incrivelmente incrível!

Assim, minha expectativa estava a mil, pois o segundo livro deixa outro gancho desesperador para o terceiro, e como sempre Maria arrasou na narrativa. Novas dificuldades aparecem no caminho de Yelena, e aquilo que descobrimos sobre o seu poder no segundo livro, não era a verdade, ela é algo mais. Mas, estamos falando de Yelena Zaltana minha gente, ou seja, sempre tem algo...
" - Ainda bem que você não é meu Tecelão de Histórias. Deixa-se distrair facilmente pela estampa dos tecidos e não enxerga a qualidade dos fios."
Uma coisa que gosto muito, é que o título sempre nos revela o que esperar da história, assim, temos realmente um estudo sobre o fogo e um bem desesperador para o leitor acompanhar. Yelena, para além de conhecer e estudar sobre a magia, vai enfrentar novamente o vilão do segundo livro, que era para estar preso, lidar com seus dilemas internos e um novo poder sombrio que vem das chamas buscando por ela... situações novas são apresentadas, aquilo que dávamos por certo não é mais, e a conspiração que surgiu - e que já estava lá a muito tempo, boombaaa -  é muito mais profunda e maléfica do que antes. 

A história já tem em seu inicio aquela agitação que incomoda o leitor - eu não sei descrever bem o sentimento, mas é como se as coisas estivessem nos apertando, gerando aquela sensação de desconforto e ansiedade para saber logo o que está acontecendo, quem está por trás de todas mortes e quem é esse novo poder - e em certos momentos até provoca contrariedade com as ações que Yelena toma. Eu confesso que teve momentos que deu vontade de entrar na história, e berrar com ela, porque claramente, ela não podia fugir do que a perseguia e chegaria o momento que teria que enfrentar aquela situação... e pessoas, quando o momento chega... socorrooooo, é desesperador, kkkkkkkkk mas é... uauuu!

Todo o caminho percorrido até ali, as perdas, o medo, a coragem, a união, o desconhecido... tudo começa a desenrolar e a trilha fica tão clara para o eleitor que é praticamente o Nirvana kkkkkkkkkkkk (posso ter exagerado um pouquinho agora, só um pouquinho... kkkkkkk), o que resta é o sentimento de satisfação e orgulho de ter lido e conhecido essas personagens. 
"O nome do nosso clã podia ser Zaltana, mas o nosso nome de família era Liana, o que significava 'videira' na antiga língua Illiais. Aquelas videiras cresciam em tudo quanto era lugar na selva, puxando para baixo as árvores, em sua busca pela luz do sol. Quando cortadas e ressecadas, as videiras tornavam-se duras como pedra."
Mas temos um ponto negativo aqui... a Editora Harlequin responsável pela publicação do livro no Brasil, só disponibilizou impresso os dois primeiros livros, e o terceiro está disponível apenas em e-book. E eu, quero (ainda acredito que eles lançaram a versão física) muito todos o livros da Yelena na minha estante 💔 porque a autora escreveu mais histórias, e eu quero todas!

Todavia, acredito que essa é uma leitura para quem ama o gênero de fantasia ler. É muito bem escrita, as personagens são cativantes, tem uma problemática coerente, um desenrolar maravilhoso e um fechamento que é perfeito. Mesmo que deixe claro que tem continuações, a história começa e termina em um só livro, e eu gosto muito, muito disso. Realmente, o que temos aqui são lendas de uma personagem simples mas cativante, que tem momentos de medo, descrença, fraqueza, verdade e coragem. Além dos mistérios, as descobertas e até mesmo mortes e traições. Recomendo mesmoooo, muito até que essa história seja lida, e que venha mais histórias da Yelena para nós!



Espero que vocês tenham gostado e até a próxima!
BeijOs!!

4 comentários

  1. Oi Gaby. Eu não conhecia esse livro, entretanto gostei bastante da premissa dele. Parece ser um livro bem feito, e só o fato de ter esses problemas e questionamentos além de ótimos personagens, me deixa animada para ler a obra.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. E você me deixando cada vez mais curiosa para ler os livros da Yelena, rs. Colocou fogo na minha curiosidade, rs.
    Ahhhhh, que coisa feia isso da Harlequin! Tomara que publiquem o terceiro em versão física também. Imagina só, quem ama e precisa "ter" o livro, não pode porque a editora não ajuda. Será que as vendas dos primeiros foram ruins? Porque antes de ler as suas resenhas eu não sabia da existência desses livros 🙈.
    Parabéns pela resenha.
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  3. Oiie,
    Que pena que a editora não publicou o terceiro volume, será que foi por causa das vendas? Sou apaixonada por ficção fantástica! É sem duvida um dos meus gêneros favoritos, e como você ressaltou que é uma leitura especialmente direcionada a nós, fiquei mais curiosa para conhecer a história desde o principio! :O

    P.S.: vi que você tem resenha do primeiro vol. também, então irei passar por lá.
    Jessie do blog Cacto Florido

    ResponderExcluir
  4. Olá Gaby, tudo bem?
    Eu realmente estou chocada, nunca tinha lido ou escutado falar sobre essa trilogia! E a sua resenha me pegou de surpresa, me deixando muito curiosa para saber o que vai acontecer com a Yelena.

    Fico triste que a editora tenha decidido publicar o livro apenas em e-book mas, acredito que o principal motivo tenha sido as vendas e, fico feliz que eles tenham disponibilizado ele néh? Tem algumas editoras publicando apenas os primeiros volumes das séries, deixando os leitores apaixonados sem saber como elas terminam.

    Olá Gaby, como vai? Nossa, faz bastante tempo que não venho aqui te visitar mas, adorei ver as postagens novas e bem produzidas que você está fazendo, parabéns! Você fez ótimas leituras e, acredito que assim como eu, teve dificuldades para escolher quais foram as melhores néh?

    Bom, dos livros que você leu eu, li apenas o primeiro da trilogia: As Crônicas de Amor e Ódio e, confesso que não continuei ela porque detestei a protagonista, chegou em um ponto que eu estava mais interessada nos coadjuvantes..rs! Mesmo assim, adorei a sua retrospectiva literária e desejo ótimas leituras em 2019.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir