Silêncio by Richelle Mead



Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas.Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará suas vidas para sempre.
Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração.

A primeira vez que vi Silêncio, me apaixonei pela capa depois pela sinopse. Pensei: "Meo deos, uma história onde os protagonistas são asiáticos!!! Vem pra lista bebê!" 
E quando finalmente o adquirir, fiquei só olhando para essa capa, passando a ponta dos dedos por essa "margem" dourada, mas não lia. Então resolvi deixar de protelar e partir para a leitura =D

Silêncio é uma fantasia (volume único), que traz a história de Fei, uma artista que mora em um vilarejo no pico de uma montanha, isolados do resto do mundo. Fei trabalhava pintando o dia-a-dia do pessoal do vilarejo, dessa forma ela garantia seu sustento. Nenhum dos habitantes ouviam. A comunicação era toda feita a base de linguagem de sinais. Assim, os quadros que Fei pintava não era para admiração, e sim para passar informações, como um jornal diário.

Entretanto, a vida no vilarejo está a cada dia piorando. Seus moradores estão ficando cegos, e por esse motivo a extração dos minérios diminuiu, e isso reduziu a quantidade de suprimento que eram mandados para eles, como forma de pagamento por esses minérios.
Quando Fei descobre que Li Wei, - um dos mineradores - está decidido a buscar ajuda ao pé da montanha, porque se cansou de ver a forma como seu povo é tratado, ela decide se unir a ele nessa empreitada.

Ambos se conheciam desde crianças e antes de serem separados por conta do sistema de castas - um artista está acima de um minerador - Fei e Li Wei eram namorados.
"Ele agora está indignado. Você não deveria ter que se casar porque outra pessoa quer que seja assim, ou porque parece ser a melhor escolha. Tem que se casar com alguém que ame você. Alguém que a ame a ponto de ser capaz de mudar o mundo por sua causa."
Por causa dessa hierarquia, ambos se distanciaram, Li Wei acha que Fei mudou muito e por isso não acredita quando ela se oferece para ajuda-lo em sua busca. Fei para o convencer de que está dizendo a verdade revela a ele, que voltou a ouvir, e que o som é o maior aliado dos dois nessa jornada, porque se acontecer um deslizamento  na montanha ela conseguiria alerta-ló e assim, chegarem vivos ao pé da montanha e conseguir ajuda para o seu povo.
"Fei, (...). Ainda acha que o talento artístico é sua qualidade mais forte? Pois não é. É sua coragem."
Enquanto pensava em uma forma de descrever esse livro, só um exemplo me vinha a mente: ele é como um rio; calmo no inicio, mas que ao decorrer do seu trajeto, começa a ganhar força e as correntezas começam a aparecer, até culminar em seu fim. É assim que é Silêncio, no começo temos a explicação do que aconteceu com o vilarejo, as divisões de tarefas e o desespero do povo por conta da falta de alimento e cegueira; então, temos a ação das personagens indo em busca de ajuda - esse é o momento da força e o surgimento das primeiras correntezas -, para logo em seguida descobrirem a verdade do que realmente tem acontecido a anos, e avisar o seu povo, - aqui aquelas correntezas ficam mais fortes - até chegarmos ao final, que vamos vivendo junto com os personagens, e da mesma forma desesperados pelo milagre (eu ao menos estava desesperada ^^).

Eu realmente gostei desse livro, ele me capturou de uma forma única por que, de algum jeito, na minha mente, ao ir imaginando as cenas e ações que aconteciam, tudo era silencioso, eu imaginava personagens que se moviam e dialogavam em absoluto silêncio, e isso foi uma experiência literária totalmente nova para mim. A forma como a Richelle conseguiu transmitir o sofrimento, as relações e diferenças foi outro fator que me fez gostar dessa história, esse foi o primeiro contato que tive com a autora e já virei fã dela. 

Esse é um livro que indicaria sim, porque é uma fantasia incomum, que aborda temas reais, tais como: desigualdade, exploração e preconceito. E nos faz refletir sobre o mundo em que vivemos, pois o que acontece nesse livro se repete e muito na vida real.  E é uma história sobre coragem, esperança, fé e amor. 

"Para além desta montanha, o mundo é perigoso e cheio de incertezas. Mas aqui, por ora, temos outra vez a beleza e a esperança, sem falar na força que vem da proximidade com aqueles que amamos. E isso vai bastar para enfrentarmos qualquer tempestade que possa vir, concluo. Com toda a certeza."
E é isso! =D
Espero que tenham gostado e que procurem conhecer essa história!!

BeijOs e até a próxima!!!


10 comentários

  1. Olá, tudo bom? A premissa dele é bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí em livro de fantasia. Achei muito interessante o fato do livro ser devagar no começo e ir pegando o jeito com o passar das paginas.
    Para sair da minha zona de conforto, com certeza daria uma chance. Mas não gostei da capa tanto quanto vc (apesar que alguns livros são mais bonitos pessoalmente).

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo sim!
      Tudo vai de acordo com nosso gosto né? Tem alguns livros que não dei nada pela capa, mas a história me cativou, quando você ler o livro quem sabe não aconteça o mesmo?? kkkkkk
      Obrigada pela visita! =D

      Excluir
  2. Oiii. Eu gostei bastante dessa premissa, pois sou mais do que apaixonada por livros que trazem reflexão. O fato de ser volume único só me faz ter mais vontade de querer o ler. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee, esse livro provoca esse sentimento. E com certeza o fato de ser único ajuda ainda mais!! Espero que goste assim como eu gostei!
      Obrigada pela visita!!!

      Excluir
  3. Acho que nunca li uma fantasia com protagonistas asiáticos... muito legal!
    Gostei dos temas que aborda, dá pra sentir a exploração pela resenha e já torço por um final feliz, será possível?!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beeeemmmmm... siiim!!! kkkkkkk eu só leio histórias que o final é feliz! Ultimamente to mandando a tristeza pra bem longe de mim! kkkkkkkkkkk
      Acredito que você irá gostar da história.
      Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  4. Olá! Sempre achei a ideia desse livro muito diferente e interessante, mas numca cheguei de fato colocá-lo entre os desejados. Mas com essa resenha, as coisas com certeza mudaram hahaha! Eu adoro fantasia e acho que seria uma boa dar uma chance à essa história. Parabéns pela resenha e indicação, fiquei com muita vontade de ler esse livro agora. Beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehhhhhhh, obrigadaaa!!!
      Estarei ansiosa aguardando a sua resenha, e para trocarmos figurinhas depois sobre eles! kkkkkkkk
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Oiie
    Eu tô que nem você, quando vi esse livro me apaixonei pela capa e pela sinopse kkk fico feliz por ter curtido a leitura, espero gostar também quando for ler.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeehhhhh, essa capa é fantástica. Eu amei ela!
      E estou na torcida aqui! Espero que você goste também. kkkkkk
      Obrigada pela visita =)

      Excluir