Sorrisos Quebrados by Sofia Silva



É na escuridão que brilha o amor verdadeiro. Paola: Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo.Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.
André: Eu não procurava nada. Não queria ninguém. Não depois de tudo que vivera. Meu coração estava escondido na escuridão. até Paola surgir com suas cores, pintando minha vida. 
Sorrisos Quebrados é um romance de cores entre duas pessoas quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e de promessas.




 Acredito que todos que leram esse livro irão concordar comigo, que foi uma das leituras mais lindas do ano! Sorrisos quebrados é uma história de escrita sensível, crua e humana. Que retrata a força do ser humano que passa por uma situação traumática e mesmo assim consegue seguir em frente.

Segue em frente com cicatrizes.
Segue em frete com medo.
Segue em frete vivendo um dia de cada vez.
“ – Vai dar tudo certo. (...). – Não fique ansiosa sem necessidade. Respire fundo quando precisar. Hoje é dia de festa, e não vamos deixar os demônios entrarem. Vamos tentar esquecer o que somos no resto do ano para sermos algo diferente.- E o que vamos ser?- Felizes, Paola. Felizes como nunca somos”.
Paola é uma mulher que sofreu com a violência doméstica. Ela foi agredida pela pessoa que prometeu amá-la, prometeu a proteger. Ela foi morta pela pessoa que amava.

André é um homem trabalhador que vive para sua pequena filha Sol, e que passou por poucas e boas em sua vida, e não se permite confiar em mais ninguém.

O que esses dois tem em comum? A dor... o medo... os momentos de desespero! Ambos confiaram nas pessoas que mais amaram e foram traídos e machucados por elas.
“ – Quem machuca é a pessoa que amamos. Quem nos faz sofrer é a pessoa que deveria nos proteger e fazer felizes. Que, no amor, as lágrimas deveriam ser sempre de felicidade. Que o amor pela pessoa certa pode ser a experiência mais bela da nossa existência, e por isso não conseguimos defini-la. Não sabemos, porque, quando amamos alguém com tanta intensidade e somos correspondidos, é como perceber que voamos sem asas”.
Paola e André se veem unidos através da pequena e tímida Sol, André vê sua filha sorrir e ser uma criança com aquela mulher cheias de cicatrizes e se pergunta o que Sol viu nela que achou digno de confiança, já que todos que se aproximam dela a deixam desconfortável, se escondendo atrás do pai ou dos avós.

Paola é uma artista talentosa que viu nas cores e pintura um meio de ser livre dos pesadelos, enxerga as cores como sua salvação, até a pequena Sol aparecer e ganhar sua confiança. Paola sabe que algo muito sério aconteceu com a menina e que por algum motivo Sol se identificou com seu lado feio. E da amizade que surge entre as duas, a cura também vem junto. Uma cura para Paola, Sol e André.

Sorrisos Quebrados trata de um tema bastante forte e infelizmente constante em nossa sociedade: a violência doméstica. Mostrando as consequências dessa violência no corpo e na alma da Paola. Essa história me lembrou de outra que li ano passado com a mesma temática: Don't make me beautiful. Ambas mocinhas sofreram abuso nas mãos de quem prometeu proteção e amor, e a superação foi difícil porque o trauma foi grande demais.

Gostei da forma como Sofia foi abordando a superação de Paola e sua relação com as cores. Literalmente os leitores tem uma obra de arte nas mãos.


Outro personagem que gostei foi a menina Sol, assim como o nome dela diz, ela é uma pequena e constante luz na vida do André e que entrou para iluminar a vida da Paola, a interação entre as duas é lindo de se ver. Ir acompanhando o desabrochar das duas é maravilhoso. A Sol é cativante, e fofa, dá vontade de guardar ela em um pontinho.

A relação entre o André e a Paola também é bonita de se ver, ao decorrer da história ambos vão ganhando mais força e confiança em si mesmos. Paola vai aprendendo a amar a si mesma (o que é uma coisa super importante, não interessa se você é um personagem da ficção ou da vida real), e aprendendo a confiar nos outros – principalmente o homem André – e a desassociar a imagem dele como de alguém com potencial para machucá-la.
“Quando alguém decide cometer um ato de maldade, não existe uma só vítima. Trago os sinais exteriores e interiores mais profundos, mas meus pais e os de Roberto vivem se perguntando ‘Como não suspeitei de nada? ’ ou ‘Onde foi que eu errei? ‘.”
André também aprende a confiar, e principalmente confiar seu coração e sua filha a outra pessoa que não ele ou seus pais. E bonito acompanhar a libertação dele da culpa que sentia por não ter estado com a Sol no momento em que mais precisava.

Um aspecto que não gostei muito na história, porque achei que desvalorizou um pouco (isso para mim) foi a quantidade de cenas de sexo. Considerei excessivas demais, me pareceu que o ponto principal foi a frustração sexual que ambos estavam passando – ou vinham passando a algum tempo – e não a libertação dos medos e receios do passado, e isso não deixou que a leitura fosse magnifica para mim. A história de amor, de superação, de força é absolutamente fantástica, e entendo que em certo ponto isso iria acontecer, só que me pareceu demais. – Eu achei isso, alguém mais? Kkkkkk.

Tirando esse ponto que considerei negativo eu amei essa história, e principalmente amei o trabalho de arte do livro, o capricho com que essa edição foi impressa, o trabalho de capa e contra capa, e as ilustrações do livro. Isso contribuiu para deixar a história ainda mais bonita e tocante.



Recomendo a leitura desse livro se você ainda não leu, se você é o tipo de pessoa que gosta de ter um livro para ficar admirando na sua estante esse também é para você. Se estiver com vontade de ler uma história de amor, superação e final feliz esse também é o seu livro. Enfim, esse é um livro que os apaixonados por romance não pode deixar de ler. 

É um alento para a alma.
“ A vida não deve ser medida por ‘mais um dia.’ Não. Ela é feita por pequenos e efêmeros momentos que mudam tudo. ”
Espero que tenham gostado e até a próxima!
BeijOs!!


20 comentários

  1. Aa, que leitura linda! Amo quando os personagens conseguem encontrar em outra pessoa a cura para suas feridas e um novo recomeço juntos. Sem dúvidas a leitura deve ser maravilhosa, e a edição linda! Amei sua resenha e a maneira sensível como abordou sua opinião, tbb acho que quando o foco é muito mais em cenas sensuais torna a leitura meio chata (na minha opinião) prefiro mais o amor, doce e clichê.
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro vale muito apena, a história é tocante e um alerta para as violências sofridas por mulheres em todo mundo. Tanto a leitura como a edição vale super a pena!!
      Obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. Oiee
    Deve ser um livro maravilhoso, só vejo comentários e resenhas positivas sobre ele. Bom saber que é um estória com um personagem que segue em frente, mesmo depois de uma experiência traumática, já quero ler! Amei sua resenha e seu blog.
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Bia!!!
      Sim, é maravilhosamente lindo esse livro. A história é cativante, se tiver a oportunidade leia mesmo. Obrigada, meu orgulho esse blog!!! <3
      E obrigada pela visita =)

      Excluir
  3. Oi Gaby! Sempre achei essa capa maravilhosa, agora com suas fotos pude ver que toda a edição está linda, aliás adorei as fotos. Uau, que resenha ein? Admito que esse livro não faz muito o meu estilo, mas admito que ele trata de um assunto extremamente importante, que é a violência doméstica. Mesmo não lendo muito livros do gênero, gostei da dica e deixei anotada aqui, rs. Parabéns pela resenha, beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee,
      Obrigada! Acredito que compensa só por essa edição; kkkkk está maravilhosa. E sim é um tema muito importante e ter alguém no mundo literário mostrando que esse tipo de amor: punitivo, culposo, é errado é ótimo. Todos precisam saber que a violência doméstica existe e destrói vidas.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Oii.
    Esse livro parece ser um amor. Gosto de histórias fortes e essa é bem isso. Abuso é um tema que merece ser tratado pela importancia humanitária que possui.
    Amei a resenha.
    Beijos

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada!
      Concordo com você, quanto mais conhecimento à sobre a causa se torna mais "fácil" - por assim dizer - combater ela.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Mês passado vi esse livro em uma super promoção mas nem pesquisei do que se tratava e acabei não comprando. Ô arrependimento kkk Parece ser uma história forte mas que traz uma mensagem muito legal. Parabéns pela resenha, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee,
      Ariela não fique triste. kkkkkkk geralmente esse livro está sempre com um valor bom, na próxima você pode adquirir, e é uma história de superação e de vitória sobre seus próprios medos, é mais que um romance sabe... mesmo tendo ele lá no meio. kkkkkk

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Eu sou louca por essa história, por esses personagens e por essa autora. Acompanho a Sofia, desde 2016 e vai ser pra vida toda!! É um alívio saber que você também leu, amou e recomenda. Beijos Elisabete Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee,
      Saiba que eu sou outra que irá acompanhar ela! KKKKK ansiosa pelos próximos. A escrita dela é muito boa, me conquistou!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Sou louca para ler esse livro, mas sempre acabo adiando porque o tema é um pouco pesado e esse ano estou evitando leituras assim por mais que a superação e o amor presentes no livro compensem. Mas algum dia eu leio, viu? Mesmo evitando ao máximo livros com cenas mais sensuais, acho que esse livro merece ser lido (mas eu provavelmente vou achar essas cenas um ponto negativo também, rs).
    Amei a resenha! Parabéns!
    Bjo
    Danii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia!
      É muito bom, por mais que fale sobre a violência só retrata ela nas primeiras páginas, as outras páginas em diante é sobre a superação dos personagens.
      Super compensa a leitura! Vou esperar por sua resenha! kkkkkkk
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Olá, tudo bom?
    Eu queria muito ler esse livro já que todo mundo que eu vi gostou. Não fiquei muito feliz em saber que há muitas cenas de sexo, e isso me fez perder a vontade de lê-lo. Ele me parecia um livro marcante porém fofo, mas pelo jeito não é bem assim...

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee,
      Dê uma chance para ele. kkkkkkk por mais que tenha as cenas, o livro ainda é muito bom e uma ótima leitura. E ele ainda continua marcante e também fofo.
      Da mais uma chance. kkkkkk
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Gaby adorei sua resenha! Eu terminei esse livro essa semana e me destruiu! Amei a escrita da autora, muito poética e tocante. A história é muito triste e ao mesmo tempo linda! As ilustrações são incríveis! Apaixonante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee,
      Obrigada, essa história é realmente muito linda e a edição só contribui para deixar ela ainda mais!
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  10. Essa capa é linda por si só, adorei o enredo e me lembrou um pouco o ar que ele respira, onde ambos se ajudam.
    Me emocionei muito e acho que vou gostar dessa leitura tb!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee,
      Quando li ele me lembrou muito O Ar que ele Respira, justamente por ambos tentarem se ajudar em algo que os machucaram e se apaixonaram. A história de Sorrisos Quebrados é muito bonita e tocante!
      Recomendo ela para todos!
      Obrigada pela visita.

      Excluir